Av. Pedro Mascagni, 197 - São Paulo-SP 11 98332–8330 11 3407-2897

Montagem de Páineis Elétricos

Montagem de Páineis Elétricos

Conjunto de Manobra e controle de baixa tensão

A Forenergy possui duas linhas de Conjuntos de Manobra e Controle de Baixa Tensão, são os Painéis Elétricos Compact e Plus, produtos concebidos a partir da atuação de uma equipe de engenheiros que desenvolvem o respectivo projeto elétrico, com todos os equipamentos necessários e requisitos técnicos, garantindo confiabilidade e segurança para o produto final. Também dispomos de um time de profissionais de montagem com muita experiência e capacitação para executar suas atividades com a qualidade e o tempo necessários para atender a todos os clientes em todos os segmentos de mercado.

A linha Compact é uma solução para sistemas de distribuição em baixa tensão classe 1000V, nas versões embutir e sobrepor em diversos tamanhos, são projetados principalmente para montagem de equipamentos e dispositivos modulares.

Acessórios como espelho articulável para proteção interna, suportes para amarração dos alimentadores, veneziana para ventilação, base soleira, estão disponíveis para essa linha de produto.

Os CONJUNTOS da linha Compact são projetados de acordo com as instruções dos fabricantes dos dispositivos de proteção e manobra, de forma que as operações de serviço normal e as manutenções possam ser realizadas com a máxima segurança por pessoal qualificado. Disponível para instalação abrigada ou ao tempo.

Ensaios de rotina previstos em norma são realizados em todos os conjuntos, depois de finalizada a montagem, a fim de detectar falhas de fabricação ou materiais. Todos os resultados são identificados em um relatório de inspeção emitido por CONJUNTO.

Montagem de Páineis Elétricos

NBR IEC 60439-1 – Conjuntos de Manobra e Controle de Baixa Tensão

NBR IEC 61439-1 – Conjuntos de Manobra e Controle de Baixa Tensão

Características Elétricas e Construtivas:

  • Tensão Nominal de Isolamento (Ui): 1000V
  • Tensão Nominal de Operação (Ue): 690V
  • Tensão Suportável de impulso (Uimp): 8kV
  • Capacidade do Barramento Principal (In): até 630A
  • Corrente suportável de curta duração (Icw): 25kAef /1s
  • Corrente suportável de crista (Ipk): 58,5kA
  • Grau de proteção (IEC60529): IP30 – IP31 – IP43 ou IP55 (c/ porta)
  • Cor Padrão – RAL 7032 ou 9001 – Munsell N6,5

A linha Plus é uma solução para sistemas de distribuição em baixa tensão classe 1000V, auto-portantes, que acomodam equipamentos para proteção, seccionamento e manobra de energia elétrica. Suas aplicações vão desde painéis de pequeno porte, painéis de controle e acionamento através de drivers, até painéis de grande porte, compostos por várias colunas, constituindo um sistema complexo de distribuição de energia. Nos painéis de distribuição é comum encontrar diversas unidades montadas na mesma estrutura, mas também podemos encontrar colunas com funções específicas como: Entrada, Transição e Saída.

A coluna de entrada abriga a interface com os alimentadores ou barramentos de alimentação do conjunto de manobra, derivados na maioria das vezes de fontes de energia como transformadores ou geradores. Nesta coluna geralmente fica o equipamento de proteção, seccionamento ou manobra geral do painel de distribuição.

As colunas de transição abrigam as conexões entre conjuntos independentes de barramento, que podem trabalhar permanentemente conectados, conectados apenas em situação de emergência e manutenção ou ainda selecionando fontes de alimentação.

As colunas de saída abrigam equipamentos de proteção, seccionamento ou manobra das respectivas cargas. Em alguns casos estes equipamentos podem ser desconectáveis ou extraíveis, isto é, podem ser removidos ou substituídos de forma segura sem a utilização de ferramentas especiais, facilitando os trabalhos de manutenção e reduzindo o tempo de parada nas instalações no caso de reparos ou substituição de partes ou peças dos conjuntos de manobra.

É comum a aplicação da linha Plus para painéis de controle, automação e monitoramento de processos, fazendo uso de equipamentos como controladores lógico programáveis (CLP), interfaces (IHM), gerenciadores de energia, controladores de demanda ou simplesmente equipamentos para chaveamento ou intertravamento de circuitos, como contatores ou relés.

A linha também abriga equipamentos para controle, proteção e acionamento de motores através de drives, como softstarters , inversores ou conversores de frequência. Cuidados especiais devem ser tomados na instalação destes equipamentos, como por exemplo, seleção de filtros de linha, especificação das proteções e alimentadores do drive e dissipação térmica, para garantir seu perfeito funcionamento e minimizar seus efeitos nas redes de distribuição. Em grandes aplicações, os painéis de controle são projetados com uma ou mais colunas e podem estar fisicamente interligados às colunas de distribuição.

Ensaios de rotina previstos em norma são realizados em todos os conjuntos, depois de finalizada a montagem, a fim de detectar falhas de fabricação ou materiais. Tödos os resultados são identificados em um relatório de inspeção emitido por CONJUNTO.

Montagem de Páineis Elétricos

NBR IEC 60439-1 – Conjuntos de Manobra e Controle de Baixa Tensão

NBR IEC 61439-1 – Conjuntos de Manobra e Controle de Baixa Tensão

Características Elétricas e Construtivas:

  • Tensão Nominal de Isolamento (Ui): 1000V
  • Tensão Nominal de Operação (Ue): 690V
  • Tensão Suportável de impulso (Uimp): 12kV
  • Capacidade do Barramento Principal (In): até 4000A
  • Corrente suportável de curta duração (Icw): 100kAef /1s
  • Corrente suportável de crista (Ipk): 187kA
  • Grau de proteção (IEC60529): IP30 – IP31 ou IP55 (c/ porta)
  • Cor Padrão – RAL 7032 ou 9001 – Munsell N6,5

Solicite um orçamento

Whatsapp Forenergy